A Psicomotricidade infantil | Turma da Almofada

A Psicomotricidade infantil

O que é Psicomotricidade?

Pode ser determinada como o campo transdisciplinar que avalia e investiga as relações e as influências recíprocas, que trazem a tranquilidade psicomotora da criança e ao seu amadurecimento, mostrando seus potenciais através do prazer de interagir, brincar e existir. O lúdico está sempre vigente como vetor principal, tendo em vista a inter-relação entre os processos afetivos, mentais e somáticos.

A psicomotricidade abrange um lugar significativo na educação infantil, acima de tudo na primeira infância, em razão de que se afirma que existe uma grande reciprocidade entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é o exercício do sistema nervoso central que gera uma percepção no ser humano sobre os movimentos que faz através dos padrões motores, como a velocidade, o tempo e o espaço.

Movimento e atividade psíquica:

O termo psicomotricidade se divide em duas partes: a motriz e o psiquismo, que constituem o processo de desenvolvimento integral da pessoa. A palavra motriz se diz ao movimento, enquanto o psico, define a atividade psíquica em duas etapas: a sócio afetivo e cognitiva. Ou seja, o que se quer dizer é que na ação da criança se destaca todos seus desejos, toda sua afetividade, mas também todas suas capacidades de comunicação e conceituação.

A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Por volta dos primeiros anos de vida, até os sete anos, a pedagogia da criança é psicomotriz. O conhecimento e a aprendizagem, concentra-se na conduta da criança sobre o meio, os demais e as experiências pelo meio de sua ação e movimento.

Estimulação e reeducação:

Através da psicomotricidade pode-se estimular e reeducar os movimentos da criança. A emulação psicomotriz educacional se remete a indivíduos sãos, por meio de um trabalho direcionado à atividade motriz e as brincadeiras. Na reeducação psicomotriz se lida com indivíduos que possuem alguma deficiência, atrasos ou transtornos no desenvolvimento . Tratam-se fisicamente mediante uma interferência clínica realizada por um pessoal especializado.

Princípios e metas da Psicomotricidade infantil:

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

– Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

– Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

– Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

– Fazer com que as crianças sejam capazes de constatar e expressar suas capacidades, através da ação dinâmica e da expressão da emoção.

-Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.

– Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

– Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.

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